Cidadania Digital


Bem vindos ao mundo digital,

Nesta espécie de realidade, existe um conjunto de campos comuns ao mundo em que vivemos. Partilhamos este com outros utilizadores e daí surge a necessidade de adotarmos uma CIDADANIA DIGITAL. 


Regras são fundamentais em toda a comunidade e a ETIQUETA DIGITAL engloba um conjunto de princípios a respeitar tais como o evitar o spam (imagens,etc..) , as piadas internas que podem ser mal interpretados bem como o desrespeito por uma determinada marca ou instituição/identidade na sua plataforma virtual. 

COMUNICAR é fundamental para expressarmos as nossas ideias. Dentro deste mundo existe uma linguagem universal , a LINGUAGEM DIGITAL que é fundamental para o utilizador saber interagir dentro do ambiente virtual. Desde a destreza a nível de comunicação como a utilização de correio eletrónico 
até à capacidade de procurar informação com destreza neste vasto mundo , tudo é necessário para o cidadão virtual conseguir expressar-se. A título de curiosidade , a Microsoft financia projetos que permitem aos utilizadores realizar uma espécie de formação em cidadania virtual.

O ACESSO AO MUNDO DIGITAL é cada vez mais facilitado pelo desenvolvimento tecnológico. Podemos associar aqui o ponto seguinte: O COMÉRCIO DIGITAL..As marcas mundialmente conhecidas possuem quase na sua totalidade uma plataforma virtual quer para vender, quer para promover os seus produtos/serviços. Existem também plataformas unicamente virtuais sem uma realidade física como o Ebay, Amazon entre outros, o que comprova que o mundo caminha cada vez mais, rumo a um novo mundo.

O mundo digital não é mais um ambiente sem LEI! Com a evolução da legislação assistimos agora a aplicação de penas próprias, direcionadas para crimes digitais próprios como os cometidos contra dados, informação ou sistemas de informação, deixando de existir uma lei comum em que se tenha por base a ideia de que o ambiente virtual é um espaço propenso a delitos. 

Numa espécie de cópia dos direitos humanos, meio que se transportou uma série de RESPONSABILIDADES E DIREITOS dos utilizadores no mundo digital. Aos utilizadores cabe respeitar os outros, contribuir para manter o espaço digital como um espaço harmonioso onde seja possível o debate e a troca de ideias que,na base, é o objetivo primordial do mesmo. É à volta desses dois tópicos que se constroem o resto das responsabilidades que todos nós temos a partir do momento em que entramos neste "mundo". Do outro lado da moeda temos os nossos direitos. Destacam-se aqui a tropeção da privacidade e da integridade de todos os participantes nesta enorme comunidade que é a comunidade digital

A SAÚDE E O BEM-ESTAR da comunidade começa em cada um de nós e da forma como utilizamos este ambiente. Mas transportando isto para o mundo real. E se a nossa saúde tivesse já uma faceta digital. A revolução tecnológica aliou-se a ciências como a medicina e cada vez mais assistimos ao aparecimento e estabelecimento da tele medicina nos nossos dias. Inovador? Imenso. Eficaz? Ainda mais. Este tópico é um grande exemplo de como o que é digital cada vez mais se tem apoderado do mundo físico.

Como não queremos que nos assaltem a casa , dentro deste contexto também temos de evitar que se apoderem do nossa habitação que consiste no nosso computador e dados que ele alberga. Tem sido cada vez mais uma prioridade não só para as empresas criadoras de programas mas também é um comportamento que depende de cada um e de nós e comportamentos simples podem contribuir em muito para a nossa PROTEÇÃO como, por exemplo, palavras passe ou utilização de um anti-vírus.


Webgrafia:








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Codificação de caracteres

Ergonomia e Informática