Realidade Virtual vs Realidade Aumentada
A realidade é cada vez mais um dilema... Isto acontece porque a cada dia que passa é mais fácil transportar algo de novo para o nosso ambiente físico, podendo o ser humano viver algo fora do real , algo fora do nosso controlo, ou melhor , agora talvez já consigamos controlar um pouco tudo isso.
Vamos dar uma vista de olhos:
Realidade virtual
"A diferença está entre assistir a um filme, ou fazer parte da acção, em ouvir um concerto ou poder andar pelo palco junto à banda, em assistir a uma imagem aérea ou poder ser um pássaro e voar no alto..."
A realidade virtual é um mecanismo que liga os indivíduos a uma determinada plataforma uniformizada , transmitindo a sensação de que os mesmos estão a presenciar algo
no mundo real , sendo essa sensação parte da magia executada pelo ambiente virtual.
Realidade aumentada
"Um sistema de realidade aumentada tem de combinar o mundo real com elementos virtuais, deve ser interactivo, correr em real time e os objetos 3D devem estar alinhados com o mundo real. Os elementos virtuais estão associados às modalidades sensoriais incluindo: visual, auditiva, tacto, háptica e olfativa; no entanto, a maioria das utilizações da tecnologia de RA fica-se apenas pela estimulação visual."
A realidade aumentada consiste na integração de informação numa plataforma virtual tendo uma utilidade cada vez maior no funcionamento de muitas empresas bem como na mais pessoal tarefa como a colocação de um móvel na sala de estar. Um dos grandes exemplos e dos mais virais da aplicação desta realidade ao nosso mundo foi o Pokémon Go.
Quais as diferenças?
Temos de um lado a realidade virtual (VR) que é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente real ou situação do quotidiano.
≠
Por outro lado, a realidade aumentada é uma tecnologia que cria camadas invisíveis geradas por software permitindo a interação com as mesmas, assentes em superfícies ou objetos existentes na vida real.
Webgrafia:
http://www.ccg.pt/realidade-aumentada-aplicabilidade/
http://web.ist.utl.pt/ist170613/
Comentários
Enviar um comentário